quinta-feira, 3 de novembro de 2011

capa de honra e capa de desonra

II Reis 2





UMA CAPA PARA QUEIMAR


Introdução:
Por muitos anos temos ouvido dizer sobre crente Capa. Sobre tirar a capa e outros comentários referindo-se a esta peça do vestuário de forma desagradável.
Crente capa então nem se fala, denota uma certa prejoratividade que vai além do que se pode imaginar.

Então, vamos falar de capas.

  • Primeira Capa – A Capa de Acã - Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes (Josué 7 - 19). Quando Josué era o líder de Israel, seu povo subiu a guerrear contra Ai e perdeu a batalha. Quando Josué consultou ao Senhor, soube que havia em Israel coisa maldita – anátema – e, assim, por este motivo, tinham perdido a batalha. Veio então a sorte sobre Acã e sua família. Acã desobedecera e trouxera por despojo de guerra 200 ciclos de prata, uma barra de ouro e uma capa babilonica e sua desodiência traçou seu destino.T
  • Segunda Capa – Era a capa de Elias. Com ela um homem foi tocado, sendo chamado para um ministério grandioso. Mas tarde esta capa termina sendo sua herança.

Como foram adquiridas

Primeira Capa – Mal adquirida
Segunda Capa - Desejada, foi uma Herança

Capa Mal Adquirida
Símbolo da Soberba, Impedimento e pelos pregadores como pecados ocultos. Era sem dúvida uma das capas mais bonitas. O fato é que aquilo que classificamos como agradável aos olhos, o que parece que não é mal.
Sim, pode não parecer mal, mas é contra a vontade de Deus. Seguir a Deus levando coisas do passado, herança de satanás. Quando aceitamos Jesus devemos deixar satanás levar o que lhe pertence.
Abrir mão do que não veio de Deus.
Deus destrói os alicerces de satanás. Deus não aproveita restos das estruturas de satanás. Deus reconstrói tudo do zero.
Para seguir a Jesus precisamos deixar a mochila. Ele vai mudar sua vida, prosperar, para isto é necessário você deixar tudo o que é mal e isto que ninguém percebe, a necessidade de deixar para trás o que não presta.
Para dizer Sou Nova Criatura, é necessário fazer algo antes: Liberte-se do passado! As coisas velhas já passaram...
Jesus não aceita retalhos do passado para construir sua história. Há quanto tempo você segue a Deus sem receber nada? Ora, Deus não usa o livro do diabo para construir sua vida. Ele escreve um livro novo, volta ao zero, mais para reconstruir sua vida, Deus vai te libertar do que você amava no mundo.
Quando você se liberta da capa, tudo começa a mudar, coloque fogo no que atrapalha seu crescimento!
Não se recomeça nada do meio do caminho, é do início. "Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos" (Marcos 2:21-22).
Recomeçar é acertar tudo e dar lugar para Deus trabalhar.

A Capa Pedida

A Capa de Elias

A Capa de Elias é a capa desejada. Eliseu implorou por ela. Ele queria porção dobrada do que Elias tinha.
Quando Elias lhe é tomado, de repente o desespero toma conta de Eliseu, mas logo ele pega a capa e abre o rio com ela. Esta é a capa do dicernimento, da comunhão. Quando Elias é levado de Eliseu, este recebe então a capa e com ela a unção esperada, era um pastor abençoando um pastor, que era até aí também seu discípulo. Apesar de receber a capa e a unção desejada, o ministério de Eliseu como profeta foi diferente do de Elias.

Antes de ser chamado, de receber o toque desta capa de honra que agora herdara, Eliseu estava a campear bois no campo, mas ao ser tocado pelo chamado do Senhor, ele deixou tudo e segui ao preofeta Elias.
Era Deus escrevendo uma nova história! Digo de novo: Deus não reescreve história. Ele escreve uma história nova, Deus apaga o que não é de seu senhorio.

Quando Eliseu levantou-se e seguiu o Profeta Elias, ele abriu mão do que tinha para seguir um propósito novo (I Reis 19 – 19 a 21).
Era Deus lhe perguntando: És capaz de abrir mão do que foi até hoje?

É necessário que você deixe a Babilônia e o que te destróe.
Você precisa entender que ninguém está impondo uma Capa. Acã foi atrás . Já a de Elias foi desejada, Eliseu disse: Eu quero!
Se eu mudar, meu futuro muda.
Você precisa entender que Deus quer te fazer voltar a ser como criança, pura simplesmente porque vinho novo quebra odre velho. "Ninguém costura remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos" (Marcos 2:21-22).

Você não reconhece os pensamentos de Deus para sua vida, mas eles são para vida: Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais (.)” (Jeremias 29.11). Ou seja, Deus esta trabalhando ao seu favor, mas a Transformação Divina é estreita.
Você conhece o processo se transformação da Águia?

Bem, a águia vive em torno de 80 anos. Dependendo de si para sobreviver todo esse tempo. Quando está entre os 40 e 50 anos de idade ela precisa passar por uma série de transformações, de sofrimento extremo mais necessário para sua sobrevivência. Assim, sobe até a mais alta da montanha, para se proteger, e ali, longe de todos os olhos de predadores, inicia-se seu processo de renovação.

Primeiro a águia começa a arrancar toda a sua pelagem, pena por pena, com seu próprio bico, pois as penas já estão velhas e gordurosas, no que resulta a perca de aerodinâmica. Em um mês toda a sua pelagem está renovada e pronta para vôos perfeitos. Agora ela vai quebrar suas unhas, pois estas estão velhas demais para segurar suas presas; elas são tiradas até a raiz para nascerem unhas mais fortes, parecidas com as de sua primeira caçada.

Um mês de recuperação e crescimento das novas unhas, agora vem a pior parte, a águia que é a quebra de seu bico, muito velho e envergado que dificultam para pegar sua presa. Ela bate o seu bico por diversas vezes na rocha, com o que restou de suas forças, lembre-se ela já está fragilizada pela dificuldade do processo de mudança, então ela sofre mais até que ele se quebre e caia. Agora, após um mês é que o novo bico estará forte para voltar a ativa, e a águia pronta alçar novos vôos.

A águia velha precisa passar pelo processo de renovação, que leva até 6 meses para voltar a ser uma "nova" águia novamente.

A transformação dói, mais trás renovo, assim se recomeça sua história.
Desenterre a capa, livre-se dela.
Quer uma capa nova? Faça como Eliseu. Peça a de Elias.
Para que sua mudança se concretize é necessário que você tome sua cruz. E quem carrega uma cruz, carrega para a morte. Nossa cruz é parte do processo, mas no fim tem morte, só depois da morte do velho eu, há o novo nascimento.
Peça Misericórdia. Jesus não chama guerreiros interesseiros. Jesus chama aqueles que querem se livrar da capa da Soberba ou da Vergonha, mas anseiam desesperadamenste pela Capa da Restauração da Fé.
O Espírito Santo não entra em espaços sujos ou ocupados. Temos que nos permitir limpar nossas vidas para que o Espírito Santo faça morada em nós.
Minha oração hoje é: “ Reserva para mim, Senhor, a capa de honra que cobria Elias, o manto de Eliseu.”
Pare de esmurrar ponta de faca, busque a honra do Senhor de coração limpo das histórias de desonra. E tome posse da Unção reservada a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário