sexta-feira, 10 de junho de 2011

A postura de Josafá (2 Crônicas 20:1-32)


Atitudes que levaram à Vitória do Rei Josafá (2 Crônicas 20)
1. Poder da Oração (vs. 1-12)
O rei Josafá foi avisado que uma “grande multidão” viria para destruir Judá. Ajuntaram-se contra ele os exércitos de Moabe, de Amom e de Monte Seir. A destruição de Judá era inevitável e a morte era uma certeza. O que Josafá fez diante daquela situação desesperadora? Qual a sua reação diante das provações e tribulações da vida? Onde buscar a solução e vitória das lutas do dia a dia? Josafá buscou a resposta em Deus.
Ele foi quem buscou.
Não ficou pedindo para outras pessoas orarem por ele. Não procurou primeiro um amigo influente, não ele primeiro orou.
Se preparou, orou e jejuou ao Deus dos céus. Pediu socorro ao Senhor juntamente com todo o povo de Judá. Não importa o tamanho de nossas dificuldades, a resposta está no poder da oração. Para Deus não há causas impossíveis!
Não há problema grande demais, maior é o Espirito Santo de Deus que está em mim.
2. O Poder da Palavra (vs. 13-17)
Três exércitos contra a pequena Judá – a guerra e o seu extermínio eram enevitáveis. Não havia força para resistí-los e nem sabiam o que fazer, por isso consultou a Palavra de Deus. Então, Deus usou Jaaziel para falar ao povo e o poder da Palavra os confortou e fez eles tomarem a atitude da vitória.
v. 16 Amanhã, descereis contra eles ...
Se eles não tivesse ouvido e obedecido a palavra do Senhor eles não teriam recebido os despojos.
Todo o povo estava reunido para ouvir ao Senhor. Deus disse para que não temessem ou não se assustassem com aquela grande multidão, pois Ele próprio lutaria por eles. O Senhor tomou a causa do rei e de seu povo. Essa é a grande lição que a Bíblia quer nos ensinar: obedecer a Sua Palavra. Ore e confie no Senhor e Ele tomará a sua causa e lutará por você. Confie nas promessas de Deus, confie no poder da Sua Palavra!
3. O Poder do Louvor (vs. 18-30)
O grande milagre ainda estava por vir. Deus os encorajou para se encontrarem com os inimigos em um vale próximo dali. Eles creram e foram ao encontro daqueles exércitos enfurecidos. Josafá ordenou que um coral fosse cantando e louvando a Deus à frente de seu pequeno exército. Também o rei e todo o povo de Judá e Jerusalém se prostraram e adoraram ao Senhor ali. Então, quando começaram a cantar e dar louvores os três exércitos inimigos começaram a lutar entre si para se destruir e exterminar um ao outro. Quando Josafá e o povo olharam para o deserto defronte do vale, o que viram foi uma grande multidão de “corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente”. Esse é o poder do louvor!
Quando a luta vier, temos que louvar ao Senhor, lembrando que o Senhor tem cuidado de nós, no momento que o povo começou a louvar, Deus começou a agir e os inimigos foram derrotados, quando você começar a louvar Deus vai lhe dar vitória porque o inimigo vai se confundir, ele não gosta quando louvamos ao Senhor é nesse momento que ele foge e Deus nos dá a vitória!
4 - O jejum (v. 3)
Ele não ficou parado murmurando, ele proclamou um jejum. Ele moveu o mundo espiritual assim como Daniel (Dn. 10:12)
5 - COLOCA-SE DIANTE DA PRESENÇA DE DEUS (v.32)
Ele andou em todos os caminhos de Asa, seu pai; não se desviou deles e fez o que era reto perante o SENHOR. 2Crô 20.32 Era um homem piedoso e dedicado aos propósitos da aliança com Deus.
E nós como estamos? A nossa vida deve ser uma vida com propósito, servindo ao Senhor com alegria, amando-o, respeitando e obedecendo de todo coração; Ele andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto perante o SENHOR.
Não era do tipo que buscava a Deus somente na necessidade

6 - QUANDO SENTIU MEDO USOU A FÉ
Buscou ao Senhor. (v. 3 Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.)
Ele teve medo, mais sabia que o Senhor era a única esperança, que não existe outro que possa salvar e nós que aqui estamos temos que ter a mesma fé, mesmo que sintamos medo e que pensamos não haver saída temos que colocar a nossa fé em ação e crê que Deus fará o impossível acontecer. Aquilo que é impossível aos nossos olhos é possível para o Deus que servimos. (Sl 120: 1 Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve.
Confessou sua própria incapacidade (v.12 Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.)


Deus é maior! Tendo o meu momento a sós com Deus, li: “Qualquer problema que tivermos, por maior que seja, ainda é menor que nosso Deus, por isso podemos confiar nele.” A verdade é que a cada dia passamos por problemas, dificuldades; muitas vezes nos pegamos a falar essa frase acima citada e mesmo assim achamos que o que passamos são coisas insuperáveis. É nessa hora que deve entrar a fé em Deus, pois é o único que pode nos ajudar a vencê-los.

Quando um médico receita determinado medicamento a um paciente, e esse não o toma, de que é a culpa? Claro que do paciente. Assim ocorre também na vida espiritual. Deus já deixou claro o que cada pessoa precisa fazer, e quando as pessoas não o fazem, elas mesmas se prejudicam, e ainda se revoltam contra Deus ou tentam resolver os problemas por sua própria conta e risco.

É assim que muitas pessoas tem agido diante dos obstáculos na vida. Buscam saídas em caminhos nada confiáveis: em drogas, sexo, diversões das mais loucas e imorais existentes. Outros não, buscam o isolamento, que é uma das piores formas de tentar vencer alguma dificuldade.

Quantas pessoas que por não ter mais esperança em mais nada, a forma que encontrou para melhorar foi o ISOLAMENTO. Mais não melhorou. As vezes se escondem atrás de um boné, de um cabelo! Isso mesmo, usam coisas para se esconder dos outros. São tímidos não têm coragem de olhar fixamente para alguém. Vergonha de si próprio. Medo.

E você, tem usado muitos BONÉS em sua vida?

Mateus 11: 28: “VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI”. Vá até ele por meio de Jesus Cristo. Busque a solução certa para seus problemas. Não fique só.

1 João 4: 4 afirma: “FILHINHOS, VOCÊS SÃO DE DEUS E OS VENCERAM, PORQUE AQUELE QUE ESTÁ EM VOCÊS É MAIOR DO QUE AQUELE QUE ESTÁ NO MUNDO”. O texto acima nos fala dos falsos profetas e dos espíritos, porem o principio é esse: Deus é maior! Maior do que qualquer dificuldade que esteja passando!

Josafá e o povo de Judá tiveram uma grande multidão vindo contra eles, porem confiaram em Deus, seguiram tudo o que ele recomendou e obtiveram uma grande vitória. Assim também você pode alcançar vitória sobre todos os seus problemas. Deus é o mesmo ontem, hoje e será para sempre. Como ele esteve com Josafá, estará conosco.

Não se deixe levar pelo que os outros falam, nem pelo seu desespero e nem por suas emoções. Não tire os olhos de Deus e veja o grande livramento que ele ti dá.

Confie em Deus! Ele é maior que TUDO!

Conclusão

O Senhor sempre está conosco, Ele nunca nós deixa sozinhos!
Ele nos ama e é o desejo Dele que façamos as coisas certas, e que diante Dele tenhamos fé e confiança em sua palavra e em seu poder, Ele jamais muda e tem o controle de tudo e por essa razão não devemos perder a nossa fé, pois ele sempre esta conosco e nunca nos abandonará, pois escrito está: (Is. 49: 15) Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.) e (Sl. 26: 10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem o SENHOR me acolherá.). Por Ele estar do nosso lado e nunca nos deixar, confiando Nele sempre teremos vitória em nossa vida contra os nossos inimigos. Pois é Ele que cuida de nós em todos os momentos de nossa vida. Ele nos abençoa por isso devemos descansar no Senhor, (Sl 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.)
Meus irmãos, quando nos sobrevier lutas e provações não devemos nos desanimar, reclamar, entristecer ou se afastar da Casa de Deus. Pelo contrário, quando vier as dificuldades da vida, cantemos e louvemos ao Senhor.
O segredo da vitória de nossas lutas não está em nós, mas em Deus.Nãodeixe de orar, de ler e estudar a palavra... não deixe de ir aos cultos, louvar ao SenhoDeus transformou o vale do medo em “vale da bênção”.
Ele quer fazer o mesmo na sua vida e da sua família.
Portanto, ore, jejue, estude a bíblia e louve a Deus. Faça como Josafá, não fuja da luta, mas enfrente com oração e louvor e Deus lhe dará a vitória.

21 comentários:

  1. Ola Querida Boa Noite, Deus te abençoe em Cristo, esse estudo veio bem a calhar, que o Senhor continue te usando....

    ResponderExcluir
  2. amem que vc seja uma benção nas mãos
    do senhor não sei como fui usada mas a gloria e do senhor jesus

    ResponderExcluir
  3. Que Deus te abençoe grandemente, com muito mas conhecimento e graça..

    ResponderExcluir
  4. palavrA abençoada da parti de Deus,que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão, DEUS é a solução dos nossos desafios...
    Glórias a DEUS!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom.. parabéns
    Me ajudou muito

    ResponderExcluir
  7. Forte demais,hoje temos culto e é campanha;Resposta do clamor.Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Forte demais,hoje temos culto e é campanha;Resposta do clamor.Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Forte demais,hoje temos culto e é campanha;Resposta do clamor.Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Amen quando não temos o que fazer, de imediato devemos nos fortalecer no senhor nosso Deus.

    ResponderExcluir
  11. Amém tudo que eu precisava ouvir
    Deus é fiel o tempo todo

    ResponderExcluir
  12. muito rico este estudo DEUS sempre será o nosso caminho.

    ResponderExcluir
  13. A paz do senhor Jesus Cristo
    Essa palavra falou fortemente comigo!!

    ResponderExcluir
  14. A paz do senhor Jesus Cristo
    Essa palavra falou fortemente comigo!!

    ResponderExcluir
  15. A paz do senhor Jesus Cristo
    Essa palavra falou fortemente comigo!!

    ResponderExcluir
  16. Sem comentários é uma bênção!

    ResponderExcluir
  17. Pastor Cláudio Nilo, é edificante

    ResponderExcluir
  18. Tô passando pelo momento de muito medo depois dessa mensagem me sinto fortalecida e muita FÉ me sinto segura nas mãos de deus obrigada pela palavra que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  19. Boa noite na paz de Jesus que Deus continue abençoando este pastor, mensagem muito especial, muito bom

    ResponderExcluir