terça-feira, 4 de março de 2014

"Versículos" NÃO existem!


Erramos por não conhecer as Escrituras

o conhecimento que as pessoas têm de Deus em muitos casos tem se baseado naquilo que elas ouvem e cantam. 
Como se conhece a Deus? 
Através da Bíblia, pois é na Bíblia que Ele se revela a nós, sem enganos próprios de nossos corações. Quantas vezes citamos trechos de músicas sem nenhum respaldo bíblico quando poderíamos citar trechos da Palavra, se, ao menos, nós a conhecêssemos

Você já percebeu como as pessoas gostam de repetir o que os outros falam? Não vou lhe dizer que essa prática seja imprópria, mas é bom conferir tudo o que se ouve, para evitar situações constrangedoras... Na famosa igreja de Beréia, os cristãos recebiam de bom grado as pregações. Mas não as recebiam como verdades bíblicas sem antes conferir nas Escrituras (At 17:11).
Essa síndrome do papagaio se verifica nos diversos versículos "novos" que alguns pregadores insistem em repetir. Ouviram alguém, um dia, pronunciar um desses versículos e começaram a citá-los como verdade, sem, antes, ter o cuidado de confirmar a sua autenticidade bíblica.


1. A palavra de Deus se renova a cada manhã.
Lamentações 3:22= As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suasmisericórdias não têm fim. 23= Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.


2. Dê um passo para Deus, que Ele dará dois passos para você. 
Tiago 4:8Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.




3. Deus tarda, mas não falha.

Lucas 18:7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de noite, ainda que
tardio (longânimo (paciente)) para com eles?
4. Eu venci o mundo, e vós vencereis também.
João 16:33= Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

5. Não cai uma folha de uma árvore se Deus não permitir.

Ezequiel 17:24= Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o SENHOR, o disse e o farei.




6. Na presença de Deus, até a tristeza salta de alegria.

Jó 41:1a,221a= Poderás pescar com anzol o leviatã {ou crocodilo}...? - 22= No seu pescoço {do crocodilo} pousa a força; perante ele {crocodilo}, até a tristeza salta de prazer {na versão original está escrito: "e diante dele salta o desespero"}.




7. O cair é do homem, o levantar é de Deus.

Apocalipse 2:5= Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.


8. Quem não vem por amor, vem pela dor.
Salmos 119:67= Antes de ser afligido, andava errado; mas agora guardo a tua palavra. - 71= [Foi-]me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

9- "A voz do povo é a voz de Deus"

Essa frase é antibíblica. Quando Jesus andou na terra, a opinião do povo a seu respeito era variada. Uns o consideravam pecador (Jo 9:16) ou endemoninhado (Mt 12:24), outros criam que ele era um profeta (Mt 16:13,14) e foi o povo foi quem gritou"crucifica-o". Enquanto isso, a voz de Deus ecoava: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3:
). Como a voz do povo pode ser a voz de Deus?

10-"Da semente da mulher levantarei um que esmagará a cabeça da serpente" "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".

11- "Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és"
Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes".1 Coríntios 15:33-34

12- "É dando que se recebe"
Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês".Lucas 6:38

"Esforça-te, e eu te ajudarei"
"Esforça-te, e clama" (Gl 4:27). 

"Eu venci o mundo, e vós vencereis"
"Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; 
no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo,
eu venci o mundo".João 16:33 

 O complemento "e vós vencereis" é um acréscimo às palavras do Mestre,
prática que ele mesmo proibiu (Ap 22:18).

"Fazei o bem sem olhar a quem"
Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé"

"Jesus é o Médico dos médicos"
Certas pessoas afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção.
 Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos.

"Mente vazia é oficina do diabo"
Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;Colossenses 3:1-3

"Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus"
A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz. Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico!

Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
Lucas 12:7
"O dinheiro é a raiz de todos os males"Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Tm 6:10).
"O pouco com Deus é muito"Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado.
"Os viciados não herdarão o reino de Deus"A palavra "viciado" se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo-versículo bíblico. Alguém poderá perguntar: "Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?"
Quando o cânon do Novo Testamento foi encerrado, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10-20; Gl 5:19-21). Ademais, Zofar alertou: "Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?", Jó 11:11.
"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão".
"Quem dá aos pobres, empresta a Deus"
Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos. Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração!
"Quem não vem pelo amor, vem pela dor"É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9). Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1).
"Vem a mim como estás"Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei".
Portanto, não seja como o papagaio, que repete, repete, repete... Seja como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21).




Nenhum comentário:

Postar um comentário