quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pratos Que Giram, Pessoas Que Caem...


Vi uma vez na televisão um homem que girava e equilibrava pratos. Nunca me esqueci do espetáculo.

Ele começava na ponta de uma mesa comprida, prendia uma vareta perpendicular a mesa, em seguida girava um prato na ponta da vareta. Caminhando ao longo da mesa, ele colocava outros pratos girando em suas respectivas varetas. Quando o primeiro prato começava a cambalear, o homem corria até ele e o girava de novo, enquanto o público respirava aliviado.

E ele continuava...sete, oito, nove pratos. A esta altura, os pratos dois, três eles iriam cair e espatifar-se, ele rapidamente recolhia um por um em suas mãos profissionais e se curvava para os aplausos do auditório.

De modo semelhante, os papeis que assumimos na vida como marido, esposa, pai, mãe, homens de negócios, líderes...cada qual representando diferentes pratos em nossas vidas. Começamos a movimentá-los logo cedo em nossa vida conjugal, sendo o prato número um, nosso casamento. No correr dos anos acrescentamos outros pratos – carreira profissional, filhos, família, funcionários - e nossos esforços para nos concentramos ficam mais difíceis.

Os problemas reais chegam quando começamos a fazer escolhas erradas. Equivocadamente procuramos satisfazer mais às “necessidades” materiais, aplicando nossos esforços basicamente em nosso trabalho. Isto nem sempre é para evitar que nossas famílias passem fome, mas para conseguir status, significação e acumulo de “mais”.

O resultado é que nossa concentração se perde. Acrescentamos ainda mais pratos. Pratos importantes começam a cambalear, e até mesmo a cair e se espatifar.

Pense...Como estão girando seus pratos essenciais? Algum está cambaleando? Você está concentrando sua energia naqueles que são corretos? Quais são os diferentes pratos que você equilibra? Como eles afetam seus compromissos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário